Seguidores

domingo, 9 de março de 2008

Filme "Gummo" (1997) - Por: Veronique

"Gummo" (1997)
Por: Veronique

Estranho. Para muitos, apenas um desfile por um freak show, com anões, albinos, deficientes mentais e outros "esquisitões". Para outros, niilismo em alta dose, que se espalha e contamina quem o assiste. "Gummo" não é digerível de uma vez só. É para ser ruminado.

Não há história propriamente dita. O fio narrativo é o cotidiano da cidade de Xenia (Ohio), devastada por um tornado há cerca de vinte anos. Seus habitantes, ou o que sobrou deles, vivem sem um norte, ou a "tão importante" estrutura familiar. Os adultos, em sua maioria, morreram com o tornado. Agora, só restam pedaços.

Ao longo do filme, acompanha-se pequenos núcleos em seu dia-a-dia sem rumo.
Dois jovens matam gatos em troca de dinheiro. Nos deparamos com a prostituição de uma menina com Síndrome de Down. Um garoto com orelhas de coelho vaga pela cidade, a esmo. Mosaicos de vida e histórias são a base do longa.

Harmony Korine trabalha, na direção, com um mundo à parte, abandonado em seu próprio vazio. Mesclando imagens em tom de documentário, personagens reais e "fictícios", "Gummo" traz uma sensação de peso, apresentando vidas viscerais, naturalistas e, ao mesmo tempo, puras em sua ingenuidade e desorientação. Daí um dos títulos em português ser "Vida Sem Destino"... Mas há clichês. A eterna reclamação de que as pessoas são dormentes, passam pela vida fingindo vivê-la, são individualistas, está lá, na voz de um dos protagonistas.

A música em "Gummo" é quase esquizofrênica. Heavy metal, Roy Orbinson e clássicos dos anos 50 pontuam as mais diversas situações, além do silêncio, que teima em aparecer cortante.

Nos filmes de Korine, a vida é frágil, cheia de fragmentações e caminhos tortos. Uma crítica ao American Way Of Life? Talvez. Ou apenas sua expressão mais simplista.


"Gummo" (1997 - EUA). Direção: Harmony Korine. Elenco: Jacob Reynolds, Nick Sutton, Jacob Sewell, Darby Dougherty, Chloe Sevigny, Max Perlich.
Ganhador do Prêmio Especial do Júri do Festival de Gijón, de um Prêmio Especial no Festival de Roterdã e de uma Menção Honrosa da Crítica Internacional no Festival de Veneza.


A seguir o trailer do filme:




Nenhum comentário: